Inseminação intra-uterina (Inseminação Artifical)

A inseminação intrauterina (IIU) é também uma técnica de baixa complexidade, e muitas vezes o tratamento de “primeira escolha” em combinação com a estimulação ovariana. Ela consiste em depositar os espermatozoides diretamente dentro da cavidade uterina. O sêmen é previamente preparado para que concentre o maior número possível de espermatozoides saudáveis, livrando-os do que não é necessário para a fecundação (líquido seminal e outras células). A IIU pode ser realizada com o sêmen do parceiro, ou em alguns casos existe a possibilidade da utilização do banco de sêmen de doador.

As principais indicações para IIU são:

  • diminuição leve da contagem espermática;
  • diminuição da motilidade espermática;
  • aumento do número de espermatozoides com formas anormais;
  • fator cervical;
  • muco cervical hostil;
  • infertilidade inexplicada.

 

A taxa de sucesso por ciclo da fertilização in vitro clássica (FIV) ou da injeção intra citoplasmática de espermatozoide (ICSI) são maiores que da IIU. O custo por ciclo da IIU é menor que da FIV/ICSI, o que possibilitaria um maior número de tentativas; no entanto, estatisticamente a chance de concepção por duas tentativas de ICSI/FIV é significativamente maior que 3 ou 4 ciclos de IIU.

Este tratamento é frequentemente recomendado como tratamento de primeira linha em casos de infertilidade de causa desconhecida. Também pode ser usado para pacientes com:

  • Endometriose leve
  • Infertilidade relacionada a problemas sexuais como impotência
  • Anormalidades discretas dos espermatozoides
  • Inseminação com espermatozoides de doadores

I.I.U. envolve a introdução (inseminação) de esperma do marido, parceiro ou doador no ventre da mulher através do colo uterino. A inseminação é geralmente um procedimento indolor que leva apenas alguns minutos e é realizado de forma ambulatorial. As chances de sucesso são aumentadas se a inseminação for combinada com pequenas doses de drogas estimuladoras da ovulação. No entanto, a combinação com estimulação ovárica aumenta o risco de gravidezes múltiplas.

O desenvolvimento dos folículos ovarianos é monitorado com exame ultrassonográfico e a inseminação é programada, para 36-40 horas após a administração da injeção de hormônio HCG,  que desencadeia a ovulação.

Quando a ovulação ocorreu, o parceiro masculino é solicitado a coletar uma amostra de sêmen. Esta amostra é preparada em laboratório e é então colocada na cavidade do útero por meio de um cateter fino passado pelo colo do útero. Este tratamento garante o tempo preciso de esperma na cavidade uterina e ignora quaisquer efeitos hostis do muco cervical no esperma. A própria preparação de esperma também pode aumentar a eficácia do esperma.

A I.I.U só pode ser realizada nos casos em que a mulher tem pelo menos uma trompa de Falópio saudável e em que a amostra de esperma se prepara satisfatoriamente no laboratório. Nós normalmente exigimos que o esperma tenha pelo menos 5 milhões de esperma em movimento por ml para dar ao tratamento I.I.U chances razoáveis ​​de engravidar.

I.I.U usando o esperma de doadores (Inseminação de doadores, DI, I.I.U / DI)

Os espermatozoides de doadores podem ser usados em determinadas situações:

  • mulheres cujos parceiros não têm espermatozoides na ejaculação
  • mulheres que não têm um parceiro masculino e desejam conceber
  • casais em quem tem problemas grave do espermatozoide e que não desejam se submeter ao procedimento de ICSI

Os espermatozoides de doadores podem ser substituídos de duas maneiras:

  1. Inseminação artificial (colocação do espécime de esperma na área do colo do uterino, como seria o caso na relação sexual normal)
  2. Inseminação intrauterina da mesma maneira descrita acima. Isso geralmente é complementado com estimulação ovariana para aumentar as chances de uma gravidez.

O tratamento com espermatozoides de doadores requer uma discussão cuidadosa  antes de ser utilizado. O aconselhamento é essencial e isso será fornecido se o tratamento de esperma dos doadores for considerado.

× Agendar Consulta